sábado, 8 de agosto de 2009

Olá Guilherme,que nos deixou um comentário! Obrigada pela sua participação!

A Conferência de Comunicação de Suzano será realizada nos dias 21 e 22 de agosto. Dia 21, às 19h, será a abertura oficial no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré;
dia 22, a partir das 9h, será realizada a plenária e abertas as salas de debate, na Emef Antônio Marques Figueira.
Abriremos inscrições on line na próxima quinta-feira (13/8).
Contamos com vc lá.
abs
silmara

Os jornalistas e a conferência

Jornalistas precisam se integrar à Confecom e ao movimento pela "comunicação que queremos"

Carta de Quatis | Humanas
de eznad@ibest.com.br
Os jornalistas profissionais precisam ser protagonistas no processo de
construção da Conferência de Comunicação. Na sociedade, somos as
primeiras vítimas da falta de democracia que persiste nos principais
veículos de comunicação do ...

Humanas

Belém também chama conferência

Mais um Estado se agrega ao movimento pela democratização da informação

Pensando Salvaterra: Governo do Pará realiza a 1ª Conferência de ...
de Francisco Almeida
A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) está organizando a 1ª
Conferência Estadual de Comunicação, de 29 a 31 de outubro deste ano, em
Belém. O tema será: "Comunicação: meios para construção de direitos e
de cidadania na era ...

Pensando Salvaterra

Governo do Piauí lança a 1ª Conferência de Comunicação

A notícia foi enviada por Roberta Molina Ribeiro Faraúde de Carvalho, coordenadora da Unidade Casa Brasil - Picos/PI

Em solenidade presidida pelo governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak, foi realizado, na quarta-feira (5), o lançamento da 1ª Conferência de Comunicação do Piauí (Confecom/PI), organizada pela Unidade de Políticas Públicas, da Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado (CCom), com a participação de 22 instituições que constituem o Grupo de Trabalho Organizador do evento. Na oportunidade, Wellington Dias disse que sempre defendeu os princípios democráticos, ressaltando que a 1ª Conferência de Comunicação será um exemplo para o Piauí e o Brasil, porque o Estado parte na frente em se organizar para a Conferência Nacional de Comunicação. Ele reafirmou ainda as palavras do coordenador estadual de Comunicação, Wellington Soares, quando este lembrou o que havia ressaltado o ministro das Comunicações, Hélio Costa, pelo fato de o Piauí ser a primeira unidade da Federação a organizar as Conferências Territoriais de Comunicação.

"Esse é um marco importante para a história do Piauí e do Brasil, que através da Confecom procura soluções para os problemas da comunicação. Mesmo que não sejam resolvidos todos os problemas, porque isso é impossível, esse é um grande passo para a ampliação dos direitos pela comunicação com democracia”, ressaltou Wellington Dias, que durante a ocasião, assinou ato, juntamente com o secretário de Governo, Kleber Eulálio, estabelecendo o Grupo de Trabalho Organizador, constituído por três representantes dos segmentos dos trabalhadores em entidades sindicais de comunicação: João de Moura Neto (Sintel-PI), Luiz Carlos de Oliveira e Silva (Sindjor), Valdeck Moraes (Sintertel/PI); três representantes de organizações não-governamentais e/ou associações profissionais: Márcio José de Macedo Araújo (representante da Associação Mundial da Rádios Comunitárias – AMARC); Ricardo Rodrigues Campos (ABRAÇO/PI) e Humberto Coelho, representante da ARCEPI.

Constituem ainda o grupo de trabalho Maria de Lourdes Rufino, representante da União Brasileira de Mulheres (UBM); Antônio Batista Araújo, representante da Famepi; Orlando Berti, representante da Uespi; Maria Helena Almeida de Oliveira, representante do Ceut; Sarah Fontenelle Santos (representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação da Uespi); Andressa Kerllen Nunes Silva (representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação da Faculdade Santo Agostinho.Também foram designados para o Grupo de Trabalho da 1ª Conferência de Comunicação do Piauí: Iraildon Motta, representante da CCom; Oscar de Barros, representante da Fundação Cepro; Cláudia Sousa Marques, representante da Fundação Antares; e a deputada Flora Izabel, representante da Assembleia Legislativa.
A 1ª Conferência de Comunicação do Piauí vai ter início com a conferência territorial na cidade de Picos, nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), informou Jessé Silva, diretor da Unidade de Políticas Públicas da CCom.

Comissão Pró-Confecom do RJ realizará manifestação na quarta-feira

Notícia enviada por Bia Barbosa, da Comissão Paulista Pró-Conferência de Comunicação, para a lista proconferenciasp

“Eu Quero a Conferência de Comunicação”: manifestação pública na Cinelândia nesta quarta, dia 12, às 12h

A Comissão Pró-Conferência de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta quarta-feira, dia 12, ao meio-dia, manifestação político-cultural na Cinelândia pedindo uma solução imediata para o fim dos impasses que podem prejudicar a realização da Conferencia Nacional de Comunicação. A 1ª Conferencia Nacional de Comunicação, anunciada pelo presidente Lula no Fórum Social Mundial, em janeiro, corre o risco de não acontecer. Polêmicas com o setor empresarial, que quer impor vetos a determinadas pautas propostas pelos demais setores sociais, emperram o processo e até o momento o regimento da Conferência, base para as definições das etapas estaduais e regionais, não saiu. A Nacional está prevista para dias 1, 2 e 3 de dezembro.

A Conferência pretende organizar a legislação para o setor, hoje regulamentada em leis e normas de diferentes épocas, algumas do tempo da TV em preto e branco. A Conferência de Comunicação é uma reivindicação de diversos setores da sociedade civil desde o início do governo Lula, que já realizou mais de 50 conferências temáticas. Os empresários aceitam discutir apenas temas relativos ao futuro do setor e não querem que temas como as atuais concessões de radiodifusão sejam discutidas.

Na última terça-feira, dia 5, setores empresarias se reuniram com o ministro das Comunicações Hélio Costa, Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e manifestaram intenção de sair da comissão organizadora (nomes abaixo) se o governo não aceitar suas condições. Das oito entidades do setor empresarial, apenas a Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicaçõ es), que representa as empresas de telecomunicaçõ es, e a Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores) , que reúne a Band e a Rede TV!, anunciaram que pretendem continuar na comissão organizadora do evento. Os três ministros vão se reunir também com os representantes das entidades sociais nos próximos dias, em busca de consenso.

Conferência do Estado do Rio – A Comissão Estadual vem se reunindo o com o subsecretário de Comunicação do Estado, Ricardo Cota, e a expectativa é que saia nos próximos dias o decreto de convocação da Conferência Estadual de Comunicação. A data prevista é dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro. A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro já realizou duas audiências públicas sobre o tema.

Conferência da Capital – No mesmo dia 12, às 10h, acontece na Câmara de Vereadores uma reunião pública para discutir a conferência do município do Rio de Janeiro. A iniciativa é do vereador João Mendes de Jesus, do PRB. As entidades da sociedade civil pretendem cobrar publicamente do prefeito Eduardo Paes a convocação imediata da etapa municipal.

Regionais já marcadas:
Conferência do Sul Fluminense –14 de agosto de 18h30 às 22 h, no Centro Universitário de Barra Mansa, e dia 15, de 8h30 às 17h30, na Câmara Municipal de Volta Redonda;

Conferência da Região dos Lagos – 15 e 16 de agosto, Rio das Ostras;

Conferência de Niterói – 28 e 29 de agosto;

Conferência Serrana – 29 de agosto, Nova Friburgo.

Paulo Pimenta promoverá caravanas em favor do diploma de jornalista

Reproduzido da Agência Informe PT, de 7/8/09

O deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS), autor da PEC que restabelece a obrigatoriedade da formação em curso superior em jornalismo para o exercício da profissão, vai promover, a partir deste mês, caravanas em vários estados brasileiros para reforçar a sua proposta. A primeira caravana deverá ocorrer no Rio Grande do Sul, com apoios da federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e dos sindicatos locais.

A decisão de promover as caravanas foi acertada ontem, durante reunião com o presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. O objetivo da reunião foi tratar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a exigência do diploma, por 8 votos a 1, dia 17 de junho. O presidente da Fenaj, Sérgio Murilo, também participou da audiência.

Britto manifestou também apoio da entidade à PEC proposta por Pimenta e levantou uma tese que poderá reforçar a luta para o resgate do diploma como pré-condição do exercício da profissão de jornalista. Segundo Britto, a decisão do STF é insustentável, se interpretada do ponto de vista do cumprimento do princípio constitucional do sigilo da fonte -- conforme os artigos 5 e 220 da Constituição Federal ---, uma prerrogativa exclusiva de jornalista.

"Uma vez que a sentença do Supremo acaba com o diploma e diz que qualquer um pode ser jornalista, qualquer brasileiro que se apresente como jornalista pode invocar o sigilo de fonte na Justiça em sua defesa?", indagou o presidente da OAB.

O deputado Paulo Pimenta concordou com Britto quanto à importância de se desenvolver a questão em torno do sigilo da fonte para embasar a campanha pela restauração do diploma de jornalista. Ainda segundo Britto, é possível que o STF reveja a decisão, a partir de dois mecanismos jurídicos: por embargo de declaração, quando se verificam pontos omissos, erros ou contradições no processo, ou por ação embasada em novos fundamentos, com objetivo de convencer os ministros a mudarem de opinião.

O presidente da OAB é de opinião que não foi levado em conta na decisão do STF que cerca de 40% do que é reproduzido pela imprensa não é escrito por jornalistas formados, que há sim espaço para articulistas, e que, portanto, o diploma de forma alguma é obstáculo à liberdade de expressão, como entendeu o STF. Paulo Pimenta informou que pretende ainda neste mês se reunir com o presidente do STF, Gilmar Mendes, relator do Recurso Extraordinário nº 511961 que pôs fim à obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Pesquisar este blog