sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Comitê acusa Sabesp de ignorar alerta sobre níveis

Deu no Estadão de 29 de janeiro de 2009
Órgão de gestão do Sistema Cantareira diz ter pedido à estatal que fizesse descargas das represas em outubro
fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100129/not_imp503413,0.php

O Comitê de Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CB-PCJ), responsável pela gestão do Sistema Cantareira, afirma ter comunicado a Sabesp em 2 de outubro do ano passado sobre a necessidade de fazer descargas nos reservatórios. A reunião aconteceu em Capivari e os alertas foram registrados em ata e áudio, segundo o comitê, que gerencia o sistema e é ligado à Agência Nacional das Águas (ANA). Os técnicos da Câmara de Monitoramento Hidrológico do órgão chegaram à conclusão de que as comportas deveriam liberar água para os Rios Atibaia e Jaguari quando as barragens chegaram a 81%.

Com a capacidade de armazenamento esgotada, os dois reservatórios transbordaram na segunda-feira. Inundações causaram a saída de suas casas de milhares de pessoas de Atibaia, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões e Bragança Paulista.

Desde setembro de 2004, técnicos fazem o monitoramento eletrônico e em tempo real do volume. O comitê é formado por ambientalistas, prefeitos e secretários de 60 municípios paulistas e 4 mineiros. No fim de setembro, foi feito o primeiro alerta à Sabesp, indicando que a previsão de chuvas para o verão deveria ser levada em conta. Em setembro, o sistema estava em 60% da capacidade.

Após as chuvas do início de outubro, os técnicos emitiram aos funcionários da Sabesp parecer favorável à abertura gradual das comportas. O nível de armazenamento chegara a 70%. "Mas eles (Sabesp) optaram por seguir as regras de seus próprios técnicos", afirma o coordenador do comitê, Astor Dias de Andrade.

A Sabesp argumenta que até o início de dezembro a situação era de "normalidade" e afirma não ter recebido o alerta. "Não recebi nenhum documento desse rapaz, nunca vi uma assinatura. Ele devia se preparar antes de falar besteira e fazer alarmismo", disse Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. "Em outubro e novembro, o nível do sistema estava em 50%, só foi começar a encher em dezembro. Como íamos descarregar água? Temos a responsabilidade de garantir o abastecimento de 22 milhões de pessoas." Reportagem publicada pelo Estado no dia 5 de novembro, indicava que o sistema estava em 80,6% de sua capacidade.

A situação do Cantareira será discutida em reunião hoje em Brasília, na ANA. "Queremos nos colocar à disposição para ajudar. Por isso, convocamos a Sabesp e o Daee (Departamento de Águas e Energia do Estado) para conversar", disse o presidente da agência, Vicente Andreu Guillo.

NOVA VAZÃO
Ontem, a Sabesp reduziu a vazão para os rios da Bacia do Piracicaba de 79 m³/s para 77 m³/s. Com novas chuvas à tarde, a água em áreas alagadas não baixou. Em Atibaia e Bragança, 1.200 famílias já foram removidas; outras 176 saíram de casa em Pedreira, Morungaba e Amparo

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog