quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mulheres da AMB realizam encontro nacional em Brasília

Ter, 07 de Setembro de 2010 20:52 Administradora
Com o objetivo de promover um amplo fórum de debates sobre as questões e desafios postos aos movimentos feministas no contexto atual, o Comitê Político Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), com grande satisfação convoca seu Encontro Nacional, que acontecerá de 31 de março a 3 de abril de 2011, em Brasília-DF.

Articulação de Mulheres Brasileiras
Uma articulação feminista anti-racista
Encontro Nacional 31 março a 3 de abril de  2011 
Brasília, DF - Brasil
Boletim n° 01 | 02 de Setembro de 2010
----------------------------------------------------------
Companheiras feministas de todo o Brasil!
Com o objetivo de promover um amplo fórum de debates sobre as questões e desafios postos aos movimentos feministas no contexto atual, o Comitê Político Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), com grande satisfação convoca seu Encontro Nacional, que acontecerá de 31 de março a 3 de abril de 2011, em Brasília-DF. Desejamos que nosso encontro se constitua em um espaço aberto e plural, onde mulheres de todo o país – do campo e da cidade, do mar e do sertão – se encontrem para debater nossos movimentos, nosso feminismo e os rumos de nossa luta no Brasil e na América Latina.
Com este primeiro boletim, damos continuidade ao processo preparatório, já iniciado em muitos estados e municípios. Através desses boletins, circularemos informações e notícias da construção do ENAMB 2011 em todo o país. Nesta edição, queremos enviar os primeiros informes e estimular as iniciativas de divulgação e mobilização para nosso Encontro.
-------------------------------------------------
Um espaço para debates entre diversas mulheres feministas
A decisão de realizar o ENAMB 2011 se pauta na compreensão de que é imprescindível ampliar, entre nós feministas, o diálogo e a reflexão frente a um contexto de crise na política brasileira, que exige o fortalecimento dos movimentos sociais, entre os quais, os movimentos feministas.
Por isso, um encontro nacional: um espaço democrático para expressar ao mundo o que propomos e o que rejeitamos frente a uma arena política marcada pelas forças do mercado, pelo neoliberalismo, pelo fundamentalismo e pelo pragmatismo político, que abandona o horizonte utópico mobilizador da construção de outra sociedade, com novas relações sociais de gênero e raça, sem desigualdade de classe ou qualquer forma de discriminação.
Para a Articulação de Mulheres Brasileiras, o momento exige a construção de alianças e compromissos comuns entre nós feministas, bem como a formulação de um programa de ações coletivas que aprimore os desafios e caminhos da nossa luta. Para isso, convocamos um encontro nacional aberto a todas as militantes que se identifiquem e se comprometam com suas  Participaçãovdiretrizes e princípios.
O ENAMB estará aberto a todas as mulheres feministas, simpatizantes, colaboradoras, parceiras e aliadas da AMB, além de todas as militantes das organizações que estão nos fóruns, redes, núcleos e articulações estaduais que constituem a AMB e que se identifiquem com os seguintes princípios do ENAMB:
·                                 Respeito à autonomia individual de todas as mulheres e respeito à autonomia e autodeterminação de seus movimentos.
·                                 Defesa da liberdade de expressão e do direito à participação política para todas as mulheres, em igualdade de oportunidades.
·                                 Respeito à diversidade dos saberes das mulheres e defesa do direito à diversidade de expressões políticas decorrentes das diferenças culturais, regionais e étnicas.
·                                 Compromisso e solidariedade com todas as mulheres que lutam por melhores condições para suas vidas, incluindo o direito à propriedade (terra, meios de produção e moradia), direito à autonomia econômica, direito a uma vida sem violência, com liberdade de orientação sexual, direito ao aborto legal e seguro, a uma vida sem racismo, sem homofobia ou qualquer outra forma de discriminação, e direito a um ambiente seguro e saudável.
·                                 Compromisso com a luta contra o sistema capitalista e a política neoliberal, injusta, predatória e insustentável do ponto de vista econômico, social, ambiental e ético.
Inscrições
As inscrições serão abertas em breve, através do sítio da AMB www.articulacaodemulheres.org.br (em reformulação) ou do blog do encontro. Para se inscrever, a militante precisará assinar a Carta de Princípios do ENAMB 2011.
Como no ENAMB 2006, será cobrada uma pequena taxa (sendo estipulado um valor mínimo e ficando aberto o valor máximo), que irá para um fundo solidário, destinado a ajudar no deslocamento e estada das caravanas estaduais.
Poderão se inscrever feministas que atuam nos fóruns, articulações, redes e núcleos estaduais que constituem a AMB ou que participam dos GRs das frentes de luta da AMB e também feministas que trabalham em outras organizações e/ou atuam em outros movimentos sociais, rurais ou urbanos, mas que tenham a perspectiva de participar, dialogar e/ou construir alianças com os agrupamentos do movimento de mulheres que integram a AMB nos estados.
Financiamento à participação
O ENAMB é auto-financiado, dentro de uma perspectiva de autoconstrução do movimento e de democratização da participação: o deslocamento e a estada serão por conta de cada participante e/ou cada grupo de participantes (caravanas).
Por princípio, o ENAMB acontecerá mais uma vez em um espaço público. Desta vez será no Campus da Universidade de Brasília (UnB), que gentilmente nos cederá seu espaço.
- Haverá uma taxa de inscrição, com valores a serem definidos, que será encaminhada para um fundo de solidariedade de apoio às caravanas estaduais.
- Uma campanha de finanças será organizada para buscar viabilizar esse fundo solidário, destinado a subsidiar o deslocamento e a estada das caravanas em Brasília.
- A Comissão de Infraestrutura organizará uma lista com sugestões de hospedagens com valores acessíveis ou gratuitos (como campings), que será posteriormente divulgada no blog do ENAMB 2011.
- A alimentação, a preço acessível, está sendo negociada com o restaurante universitário da UnB. Além disso, a comissão de infraestrutura organizará uma lista com sugestões de restaurantes e cantinas com preços acessíveis no entorno da universidade.
Mobilização
É muito importante compreendermos que o ENAMB não se trata de um evento, mas sim de um processo de reflexão e organização política de nosso movimento. Por isso, além da mobilização das mulheres e da captação de recursos, são fundamentais os momentos de debate através dos quais iremos refletir sobre nossa organização e prática política e construir o temário e programação final do nosso Encontro.
Por isso, a Comissão de Metodologia sugere a realização de plenárias estaduais da AMB (ainda no mês de setembro) para se planejar o processo local: programa de debates dos eixos mobilizadores (encontros estaduais e/ou regionais, rodas de conversas, oficinas, etc.) e constituir comissões trabalho: mobilização, comunicação e captação de recursos.
Também é importante que cada grupo ou organização local divulgue estas iniciativas no Blog do ENAMB ou na lista <articulandoentrenos>, de modo que possam ser conhecidas e reproduzidas por outros grupos e organizações de mulheres nos demais estados. A Secretaria Executiva da AMB e o Coletivo de Comunicação se comprometem a divulgar as mobilizações estaduais nos próximos boletins.
Você que, de alguma forma, tem ajudado a construir a AMB como um espaço de reflexão feminista e ação política, ou que já integrou a AMB ou deseja colaborar daqui para a frente, está convidada a se engajar nesta proposta através: a) Da participação nas mobilizações e debates preparatórios nos estados; b) Participando das comissões de trabalho montadas em cada estado; c) Da contribuição com os debates e com os textos e análises sobre temas do Encontro.
Eixos Mobilizadores:
A Comissão de Metodologia propôs quatro eixos mobilizadores dos debates nos estados:
1 - O jeito que o mundo está e o que queremos transformar
A proposta deste eixo é analisarmos a conjuntura, problematizando como o mundo está hoje, olhando a partir de nossa realidade local, regional e nacional e articulando com o contexto internacional e latino-americano. Trazer reflexões coletivas, a partir de nossas experiências e lutas políticas na AMB e no movimento de mulheres e feminista.
2 - Olhares feministas sobre a situação das mulheres
O objetivo deste eixo é refletir sobre a situação de exploração e dominação das mulheres no contexto atual a partir do feminismo, entendendo que não há uma única forma feminista de compreender e explicar esta situação. São vários os olhares e posicionamentos feministas e conhecê-los e refletir sobre eles também é uma forma de pensar sobre nossa ação política e nossa forma de organização.
3 – Juntando gente para mudar o mundo
Neste eixo, pretendemos analisar o contexto atual de incidência dos movimentos sociais, problematizando velhas e novas questões postas aos movimentos; demarcar o campo político da AMB no feminismo e no âmbito dos movimentos sociais e recolher informações e elementos para uma política de fortalecimento da AMB em aliança com outros movimentos sociais, pois, só em aliança, podemos transformar o mundo.
4 – Nossas lutas feministas
Queremos, neste eixo, debater as frentes de luta hoje instituídas na AMB, sua pertinência e desafios, articulação com as lutas locais dos agrupamentos, bem como analisar que ações e elementos são fundamentais para concretizar e consolidar um processo de luta na AMB e que lutas, no contexto atual, devem ser prioritárias para nosso movimento.
A Comissão de Metodologia está preparando roteiros para cada eixo, com questões problematizadoras e sugestões de metodologia e subsídios para o debate. Os roteiros serão enviados nos próximos dias para os agrupamentos estaduais.
Organização
A Coordenação Executiva Nacional da AMB constitui a Comissão Organizadora do ENAMB e é responsável por impulsionar a organização do Encontro a partir das seguintes comissões (integradas por diversas militantes da AMB): a) Infraestrutura; b) Metodologia e Temática; c) Mobilização e Comunicação; d) Recursos e Finanças.
Para entrar em contato com qualquer uma das comissões, favor escrever para a Secretaria Executiva da AMB: Analba Brazão: analba_brazao@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Beth Ferreira: beferreira1@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; e Maria Lúcia Oliveira: malu.cunhan@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Contatos e informações nos Estados
No próximo boletim informaremos os contatos das representantes da AMB em cada estado e como se articular com os agrupamentos locais.
---------------------------------------------
A AMB é uma articulação feminista, anti-racista, não partidária, que articula e potencializa a luta feminista das mulheres brasileiras nos planos locais, nacional e internacional, mobilizando organizações de mulheres comprometidas com a transformação social.
Acesse o blog do ENAMB 2011 www.articulacaodemulheres.org.br para mais informações sobre o Encontro Nacional.
-------------------------------------------
Encontro Nacional da AMB 2011
Boletim n° 01 | 02 de Setembro de 2010 Comissão de Mobilização & Comunicação Jornalista responsável: Kristina Lima

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog