terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A polêmica do suposto estupro no Big Brother

O texto abaixo, publicado no blog Vi o Mundo é, para mim, uma excelente análise sobre a mídia no Brasil. Reflete sobre a responsabilidade da Rede Globo e de sua equipe de produção no caso do suposto estupro da sister Monique pelo brother Daniel, expulso do programa.
Ana Flávia autora do texto compara o grupo à platéia do filme "Acusados", estrelado por Jodie Foster, que compactua com a violência, tratando abuso como espetáculo. Ela afirma com veemência e competência aquilo que os movimentos pela democratização da comunicação no País já afirmam desde a década de 90: é necessário uma profunda mudança nas leis de concessão de canais de rádio e televisão no Brasil. Aqui é terra sem lei no que diz respeito a punir emissoras que não respeitam os direitos das cidadãs e dos cidadãos. Em outros países, a Globo perderia a concessão diante da comprovação de transmissão ao vivo de um crime. Crime aliás que foi tratado como "amor" no dia seguinte pelo apresentador do programa Pedro Bial.
A revista Caros Amigos fez uma edição especial sobre a democratização da mídia no Brasil que quero compartilhar neste espaço, pois é uma excelente reflexão. Na realidade, não só a Rede Globo, mas os patrocinadores do programa também são cúmplices do que ocorre lá dentro. Que tipo de publicitário acredita que investir no BBB pode dar retorno positivo à imagem de um cliente? E que tipo de cliente aplaude um plano de mídia que investe no BBB?
Precisou alguém ser quase estuprada (se é que não foi) para perceberem que o programa é ruim? Ou com isso o BBB ultrapassou os limites estabelecidos pelo seu próprio público, ávido pelo "quanto pior melhor"?
Além da violência contra a mulher, cujo papel há muito se banaliza em novelas, seriados e comerciais, o que vemos aqui é uma omissão completa de nossos legisladores no que diz respeito a cobrar de uma emissora, com concessão pública, respeito ao público e ao País.
Acredito que talvez esta situação, mesmo lamentável, seja uma oportunidade para pensarmos sobre este assunto e exigir das autoridades uma posição menos conivente com as barbáries que, há décadas, a Globo e os meios de comunicação cometem. Esta infelizmente foi apenas mais uma.

Segue link para o texto:
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ana-flavia-ramos-a-midia-que-estupra.html

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog