terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Clima tenso na Confecom

por Silmara Helena, de Brasília

Como já era esperado, o clima está tenso na Confecom. Ameaças de boicotes e saída de todos os lados. Está explicado o discurso morno do Presidente Lula: uma tentativa de segurar a representatividade da sociedade civil empresarial. Tradução: manter Bandeirantes e Rede TV e tentar garantir a legitimidade do encontro. Deu para entender agora o porquê tamanho elogio ao dono da Bandeirantes, que também discursou na abertura e foi vaiado. Mas também levou grupo de engravatados para aplaudir. Teve de tudo nesta abertura.

São quase 11h e o Regimento ainda não foi lido e nem votado. Há uma disputa forte de bastidores. Coletivo Intervozes, Fenaj, CUT, Poder público, empresários.

Rodrigo Vianna, em seu blog "O Escrivinhador" revela parte dos bastidores desta disputa. E afirma que quem sempre mandou na comunicação do País quer continuar mandando. Uma série de blogueiros e twiteiros já postaram as informações e também revelam como está o clima a Confecom. Se existe uma coisa boa nesta Conferência é a possibilidade de centenas de comunicadores estarem quase que em tempo real escrevendo sobre a Conferência e mostrando os conflitos que envolvem o debate.

Comunicação é poder. E por aí se explica o desafio de fazer a Conferência e discutir o controle social - aliás o maior temor dos empresários - além é claro do compartilhar da comunicação com a sociedade. A convergência digital tão enfatizada pelo Presidente em seu discurso faz parte deste processo de disputa.

Ninguém quer abrir mão de nada... Mas tanto a sociedade quanto o Poder público comprometido com a democratização da comunicação no Brasil não poderá também abrir, mais uma vez, mão dos seus direitos.

Vamos ver até onde conseguiremos chegar.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog